Difusão do Conhecimento


Ações de Transferência de Conhecimento para a Sociedade

No âmbito do INCT-TA está sendo desenvolvido projeto de divulgação científica sobre os diferentes aspectos da poluição aquática e suas conseqüências sobre a saúde ambiental e humana. O objetivo geral deste projeto é de realizar um programa de educação em ciência e difusão do conhecimento à sociedade na área de toxicologia aquática.

Para cumprir o objetivo proposto, foi elaborado e transmitido material de divulgação científica e difusão de conhecimento através do programa de divulgação científica da FURG-TV e das demais emissoras das Universidades participantes deste Instituto. Além disso, foi produzido material de divulgação científica e difusão de conhecimento em DVD, que será reproduzido distribuído grautuitamente às escolas dos ensinos fundamental e médio da rede pública nas regiões de abrangência educacional das Instituições de Ensino e Pesquisa envolvidas nesta proposta.

O material produzido contem conhecimentos atuais sobre a poluição e toxicologia aquática, dos diferentes aspectos da conservação dos recursos hídricos, bem como sobre a rotina dos pesquisadores da área. O programa de TV tem perfil popular, com seis apresentações de duração de 30 min e foi elaborado em 5 fases:

  • 1) Pré-produção: nesta etapa será feita pesquisa das pautas e escolha da seqüência da pauta. Assim, com a identificação do assunto pertinente ao caráter do programa, será feito contato com pesquisadores que desenvolvem atividades relacionadas à  pauta gerada, visando sua participação no programa.

  • 2) Produção: nesta etapa será feito o levantamento bibliográfico para a pesquisa do tema. Após, será feito o agendamento das gravações de externas e no estúdio com pesquisadores envolvidos com a pauta e também serão confeccionados as pautas e o roteiro de gravação da matéria.

  • 3) Execução: esta etapa será feita a gravação de matérias e entrevistas externas com imagem, bem como gravação de entrevista em estúdio com a presença de dois câmeras, um editor de imagens, do ancora e entrevistado(s). Além disso, será feita a gravação das aberturas das matérias e do programa, bem como, dos áudios.

  • 4) Pós-produção: nesta etapa será feita a edição de matérias e/ou imagens pertinentes ao(s) assunto(s) tratado(s) no programa, revisão geral do programa, edição final do programa com vinheta de abertura/encerramento, gravações de estúdio e externa, blocos de apoiadores e/ou outras vinhetas e gravação em MINI DV e DVD.

  • 5) Exibição: após o cumprimento das primeiras fases, a última etapa é a exibição do produto acabado através do programa de divulgação científica da FURG-TV e das demais emissoras das Universidades parceiras. Após a construção do programa, este será copiado em DVD e colocado em estojos com a devida caracterização do programa.

A confecção e distribuição dos programas em DVDs para as escolas se dará nas seguintes etapas:

  • 1) Gravação: a etapa de gravação dos DVDs é realizada juntamente com a etapa de Pós-Produção da metodologia de execução do Programa produzido para TV.

  • 2) Produção gráfica da mídia e estojo: nesta etapa será desenvolvida uma exclusiva arte gráfica que contemplará todos os DVDs produzidos, onde será feito o layout gráfico da capa do estojo do DVD e do corpo da mídia, bem como viabilizar as referidas impressões gráficas.

  • 3) Distribuição às escolas: os DVDs serão distribuídos gratuitamente às escolas de ensino médio na área de abrangência das Universidades envolvidas nesta proposta.

Os resultados, avanços e aplicações esperados consistem da possibilidade de ilustração das aulas, por parte dos professores, contribuindo para a melhoria do ensino, induzindo a criatividade e a experimentação nos conteúdos das aulas. Além disso, o programa de divulgação e difusão do conhecimento contribuirá para que a sociedade em geral tenha uma melhor visão da importância da Ciência e Tecnologia no mundo moderno, auxiliando ainda na ampliação do conhecimento científico-tecnológico da população quanto aos aspectos relativos à toxicologia aquática. Espera-se ainda que este programa estimule a curiosidade, criatividade e capacidade de inovação da população em geral, especialmente dos jovens de todas as camadas sociais, o que pode contribuir para que, no futuro, estes jovens tenham maior interesse pelas carreiras científicas e tecnológicas.

Ações de Transferência de Conhecimento para o Governo

Considerando-se que os biomarcadores em animais aquáticos são ferramentas para o monitoramento ambiental e avaliação da qualidade de recursos hídricos, os mecanismos previstos para transferência das tecnologias geradas (novos biomarcadores ou adaptações dos biomarcadores clássicos) consistem na divulgação e discussão dos resultados obtidos no presente Programa com as diferentes Agências e Secretarias envolvidas no monitoramento da qualidade ambiental e regulamentação da emissão de contaminantes no meio aquático, tais como a Agência Nacional de Águas (ANA), Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA), Secretarias de Meio Ambiente (municipais e estaduais), Agências Estaduais de Proteção Ambiental e o Ministério do Meio Ambiente. Além dos órgãos e agências reguladoras, também é promovido o intercâmbio de informações e discussão da problemática envolvida na contaminação dos recursos hídricos com os demais setores da sociedade, como as associações de profissionais ligados à pesca, aqüicultura e indústria.

As reuniões para discussão com os tomadores de decisão e representantes do setor produtivo, conforme descrito acima, ocorrem no âmbito dos encontros anuais de trabalho do INCT-TA. Tais encontros são realizados de forma alternada entre as Universidades parceiras do INCT-TA. Além disso, será realizado, ao final dos cinco anos de Programa, um Congresso Nacional de Toxicologia Aquática. Neste Congresso será debatido e proposto, em conjunto com os órgãos governamentais, um plano estratégico para implementação do uso de biomarcadores de contaminação aquática em políticas públicas de conservação dos recursos hídricos continentais e costeiros no Brasil.

Atividades

 

Recursos hídricos e o desafio do desenvolvimento sustentável

Ciência e Sociedade I

Ciência e Sociedade II

Ciência e Sociedade III

Ciência e Sociedade IV

Ciência e Sociedade V

Ciência e Sociedade VI

Modelo do Ligante Biótico - Cartaz

Modelo do Ligante Biótico - Manual

Educação Ambiental

Congresso Brasileiro de Oceanografia I - Rio Grande - RS - 2010

Congresso Brasileiro de Oceanografia II - Rio Grande - RS - 2010

Congresso Brasileiro de Oceanografia III - Rio Grande - RS - 2010

Congresso Anual das Federações de Biologia Experimental - FESBE I - Águas de Lindóia - 2010

Congresso Anual das Federações de Biologia Experimental - FESBE II - Águas de Lindóia - 2010

Congresso Anual das Federações de Biologia Experimental - FESBE III - Águas de Lindóia - 2010

Congresso Anual das Federações de Biologia Experimental - FESBE IV - Águas de Lindóia - 2010

Congresso Brasileiro de Ecotoxicologia - ECOTOX I - Bombinhas - SC - 2010

Congresso Brasileiro de Ecotoxicologia - ECOTOX II - Bombinhas - SC - 2010

Congresso Brasileiro de Ecotoxicologia - ECOTOX III - Bombinhas - SC - 2010

Congresso Brasileiro de Ecotoxicologia - ECOTOX IV - Bombinhas - SC - 2010

III Simpósio de Biomonitoramento Ambiental e Ecotoxicologia I - Vitória - ES - 2010

III Simpósio de Biomonitoramento Ambiental e Ecotoxicologia I - Vitória - ES - 2010

Conselho Estadual de Meio Ambiente - Porto Alegre - RS - 2009